Pingou! Cupom de Desconto & Dinheiro de Volta!

Belém: um roteiro gastronômico

acai na tijela 75334.jpg

Pato no tucupi, maniçoba, açaí, tambaqui, bacuri, cupuaçu, taperebá, arroz paraense, peixe filhote, filé de gó, uxi. Esses nomes são familiares pra você? Se a resposta for sim, provavelmente você de ser paraense ou amante dessa rica e diversa gastronomia que desperta a curiosidade de pessoas do mundo inteiro. Vem com a gente que vamos te falar mais sobre Belém e sua gastronomia.

Como já disse nosso poeta Mário Quintana: “viajar é trocar a roupa da alma”. E falar de viagens é um dos nossos assuntos pre-fe-ri-dos! O Brasil é imenso e vários cantos merecem a nossa atenção. E hoje vamos falar de uma cidade que fica localizada no Norte do país e é capital do Pará. Sim, vamos falar de Belém do Pará.

Belém foi fundada em 1616 e é uma das nossas cidades quatrocentonas. Também conhecida como cidades das mangueiras. A cidade é dona de sabores marcantes e uma inventividade gastronômica, que lhe rendeu o reconhecimento da Unesco com o título de cidade criativa da gastronomia. Sua população é muito receptiva e calorosa. O melhor mês para se curtir a cidade é outubro, quando é realizado os festejos em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira dos paraenses.

acai na tijela 75334.jpg

Vamos começar o nosso roteiro pelos deliciosos sorvetes vendidos na centenária e tradicional sorveteria Cairu. Você encontrará mais de 50 sabores de sorvetes e claro, os marcantes sabores paraenses de castanha do Pará, mestiço (açaí e tapioca), muruci, taperebá, bacuri, pavê de cupuaçu e várias outra delícias. Destacamos também a sorveteria ice bode e sua deliciosa casquinha de cupuaçu com queijo.

acai na tijela 75334.jpg

A culinária paraense tem como grande marca a utilização de ingredientes de origem indígena. Da mandioca é feita a farinha e extraído o tucupi. A mistura de ingredientes da herança africana e portuguesa também entram na composição de pratos como a maniçoba que é feita com uma erva venenosa e que para ser consumível é necessário cozinhar por 7 dias. Isso mesmo meus amigos, 7 dias de cozimento da erva e depois você acrescenta os elementos que normalmente figuram em uma feijoada, eis a maniçoba.

Para quem quer experimentar um pato no tucupi delicioso, não deixe de passar no restaurante Remanso do bosque. Quem ama peixes de água doce e quer pagar um preço agradável tem que conhecer o restaurante Point do açaí.

acai na tijela 75334.jpg

O mais interessante é que a comida do Pará é democrática, pois estas criações são receitas que passam pelas gerações familiares. Você pode comer um pato no tucupi ou o peixe filhote, seja no mercado do Ver-o-Peso ou no restaurante do premiado chef de cozinha Thiago Castanho. Isso sem falar nas tradicionais bancas que vendem tacacá nas calorosas tardes da cidade. Por todo lado você verá alguém vendendo uma fruta típica, uma castanha torrada ou com sua banquinha de comida típica.

Aposto que com tantos sabores apresentados, você já deve estar curioso pra se jogar nessa trip. Então, te ajudamos a economizar na hora de montar sua viagem pra Belém. Vai de avião? Não deixa de dar uma pesquisada no site do nosso parceiro Maxmilhas. Vai de ônibus? Também temos ofertas interessantes no site da nossa parceira clickbus. Já decidiu ir e quer consultar os melhores hotéis de Belém e pagar um preço camarada? Acesse agora o site de reserva de hotéis Booking e escolha qual a melhor acomodação pra você ou sua família inteirinha.

Sorvetes, comidas típicas e sim, no Pará é produzida uma cachaça deliciosa que faz a boca tremer. A famosa cachaça de jambu do bar meu garoto, é a mais nova sensação nacional. Não podemos deixar de falar também das maravilhosas cervejas da Amazon beer que tem as versões saborizadas de açaí, priprioca, cupuaçu e várias outras. Curte drinks? Pela cidade você encontra vários bares fazendo caipirinhas com sabores regionais e outras misturas.

acai na tijela 75334.jpg

Gente, vocês ainda vão encontrar o chocolate artesanal produzido na ilha do Combu (Ilha pertencente a Belém), chocolate que conquistou o coração do famoso chef brasileiro Alex Atala. Neste breve texto demos somente algumas pistas do que de delicioso você vai encontrar nessa incrível cidade amazônica. Como diz a música da banda Calypso: “Isso e muito mais você só vai encontrar em Belém do Pará”.

Encerramos nosso bate papo de hoje com uma imagem de uma das janelas para o rio que o povo belenense tanto ama e deve suas mais belas riquezas.

acai na tijela 75334.jpg